O que eu preciso para começar como fotógrafo autônomo / freelancer?

Um fotógrafo freelancer no Brasil ganha em média R$ 2.300,00 por mês, segundo o site vagas.com e Glassdoor. Mas o que você precisa para começar?

1) Equipamento fotográfico profissional

É recomendado começar com uma máquina DSLR (Digital Single Lens Reflex) ou uma máquina Mirrorless, que são máquinas com lente removível.
Os modelos de entrada mais comuns são as DSLR da Canon linha T ( T3i, T4i, T5i, T6i ou T7i), assim como a Nikon D5100, D5200 e D5300.

Lente profissional

2) Computador para armazenar e tratar as fotos

Fique atento na qualidade do monitor, é importante que ele consiga transmitir a qualidade real das fotos que você tirou. Mas para começar é possível usar o próprio notebook.

3) Programa para tratar as fotos

O programa mais comum é o Lightroom da Adobe. O pacote LightRoom + Photoshop custa R$ 43,00 por mês no site da Adobe (o primeiro mês é grátis).

Pacote Fotografia Adobe

4) Crie seu portfólio

Agrupe seus melhores trabalhos de maneira que você possa compartilhar facilmente com potenciais clientes. Se você está começando agora, tire dois ou três dias para produzir um portfólio inicial, focando no mercado que você escolheu atuar (exemplo: imobiliário, restaurante, casamento, balada, etc)

Esses são os itens básicos para começar, na medida que você for crescendo na profissão você provavelmente vai sentir falta de outros itens como um cartão extra de memória, tripé, bateria extra para a câmera, memória externa no computador (ou na nuvem) para armazenar as fotos, lentes extras, um monitor melhor, uma câmera melhor, etc. Isso vai depender mais uma vez do mercado que você escolheu para se especializar.

Se você já é um fotógrafo freelancer, veja aqui algumas oportunidades de trabalho disponíveis para fotógrafos.

Boa sorte 🙂

Grande abraço,

Time Trapi

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *