Como abrir um MEI pela internet?

Você quer começar um trabalho autônomo e não sabe os primeiros passos? Já sabe o que é MEI? Sabe como abrir um MEI pela internet? Esse artigo foi feito pensando em você!

MEI significa “microempreendedor individual”, ou seja, um profissional autônomo. Ao se tornar MEI, você passa a ter um CNPJ , acesso a tributação reduzida, tem acesso ao INSS, entre outros benefícios.

Passo a passo para abrir um MEI pela Internet:

1. Certifique-se de que você se enquadra nos critérios do MEI.

O MEI é destinado a empreendedores individuais com faturamento anual de até R$81.000,00; ou faturamento mensal de até R$ 6750,00 (em 2023), que náo tenham participação em outra empresa como sócio ou titular, e é permitido ter no máximo um empregado contratado que receba salário-mínimo ou piso da categoria.

2. Criar/ter uma conta no site do Governo federal.

Se você já possui cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal (Portal Gov.br), tenha sua senha em mãos.

Se você ainda não é cadastrado, clique aqui. Você será redirecionado ao site. Clique em “Criar conta gov.br”, preencha seus dados e finalize o cadastro.

3. Inicie o processo de abertura do MEI.

Em seguida, acesse o Portal do Empreendedor, clicando aqui, e escolha a opção “Quero ser MEI”. Leia as informações e clique em “formalize-se!”. Entre com sua conta gov.br e coloque seu CPF e sua senha, e clique em “continuar”.

4. Preencha os dados solicitados.

Posteriormente, você será direcionado para um formulário online. Preencha-o com suas informações pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço. Em especial é necessário apresentar o Título de Eleitor, o número das duas últimas declarações do Imposto de Renda, e número de celular. Informe também o tipo de atividade empresarial que pretende exercer.

5. Escolha o regime de tributação.

Logo depois, durante o processo de registro, você deverá selecionar o regime de tributação simplificado (Simples Nacional) disponível para o MEI. Informe alguns detalhes adicionais, como a forma de atuação (exclusivamente presencial, online ou ambas) e se haverá contratação de algum funcionário.

6.Defina a área de atuação e pagamento do guia DAS.

Nesta etapa, você deverá escolher a área de atuação da sua empresa, para poder pagar a mensalidade de acordo com a categoria do serviço prestado. Os tributos obrigatórios estão todos inclusos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Você pode acessar os boletos no próprio portal do Empreendedor, e os valores são:

  • Comércio e indústria: R$ 66,10
  • Prestação de serviços: R$ 70,10
  • Comércio e serviços juntos: R$ 71,10
7. Finalize o processo.

Após preencher todas as informações necessárias, revise os dados e confirme o envio. Entre 24 e 72h seu MEI ficará pronto.

8. Obtenha seu CCMEI.

Você poderá acessar o seu Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o documento de registro do MEI no próprio site do gov.br, no portal do empreendedor, clicando aqui, e clicar em “emissão de comprovante CCMEI”.

9. Obtenha seu CNPJ.

Com o CCMEI em mãos, você  terá acesso ao número de CNPJ. Acesse o site da Receita Federal, clicando aqui, para verificar a situação do CNPJ do seu MEI.

Lembre-se de que é importante consultar  o Portal do Empreendedor e a Receita Federal, para obter informações sempre atualizadas e detalhes específicos sobre o processo de registro do MEI.

Esperamos ter ajudado com essas dicas, e uma boa sorte como profissional autônomo!

Time Trapi.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *